A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) foi fundada na década de 60, na cidade do Rio de Janeiro. Dentre os méritos de seus fundadores, destacam-se: visão antecipada sobre o processo de envelhecimento populacional mundial; filiação da SBGG à Associação Médica Brasileira (AMB), criando condições do reconhecimento da especialidade pela comunidade médico científica nacional; desenvolvimento da prova de título de especialista (SBGG e AMB); estímulo à criação de disciplinas e programas de Residência Médica em Geriatria e Gerontologia.
A SBGG é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.
A SBGG é composta por Seções na maioria dos estados da federação e é filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) e à Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria (International Association of Gerontology and Geriatrics – IAGG).
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção do Distrito Federal (SBGG-DF), foi fundada em 24/04/00 por seu patrono, Dr. Renato Maia Guimarães, como associação de natureza civil, sem fins lucrativos, com possibilidade de agremiar um número ilimitado de associados.
A história da SBGG-DF, em diversos momentos, se confunde com a própria trajetória do Dr. Renato, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da geriatria nacional e internacional. Entre 1997 e 2000, atuou como presidente nacional da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e, entre 2002 e 2004, tendo fundado a SBGG-DF, respondeu pela presidência desta seccional. Entre 2005 e 2009, foi alçado ao posto de presidente da maior associação internacional promotora do desenvolvimento científico e técnico em geriatria e gerontologia no mundo, a International Association for Gerontology and Geriatrics – IAGG, figurando como único expoente sul-americano da área, até o momento, a ter ocupado essa posição.
Esteve à frente da estruturação e funcionamento do Centro de Medicina do Idoso, do Hospital Universitário de Brasília, até 2010, onde cooptou sucessivas gerações de profissionais médicos e não médicos a perseguirem a prática geriátrica com excelência e humanismo.
Assim, por influência ou apoio do Dr. Renato, a SBGG-DF persistiu e prosperou ao longo destes mais de 20 anos de atuação, sob a presidência de muitos nomes formados ou influenciados por sua competência, a saber:
Dr. Einstein Francisco de Camargos (2004-2006), Dr. Sabri Lakhdari (2006-2010), Dr. Marcelo de Faveri (2010-2012), Dr. Marco Polo Dias Freitas (2012-2016), Dra. Luciana Lilian Louzada Martini (2016-2018), Dr. Thiago Póvoa (2018-2022) e Dra. Marcela Basso Pandolfi (2022-2025).
Ao lado destes expoentes da Geriatria no Distrito Federal, figuraram também outros nomes como responsáveis pelo Departamento de Gerontologia da SBGG-DF, a exemplo do Dr. Vicente de Paula Faleiros (gestões anteriores a 2014), Dr. Otávio de Tolêdo Nóbrega (2014-2018, 2022-2025) e Dra. Isabela Oliveira Azevedo Trindade (2018-2022).
Dentre as principais realizações da SBGG-DF em toda sua história, estão a organização de diferentes edições do Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia, organizado (em esquema de rodízio, mas em cooperação constante) com outras seccionais da SBGG (mais frequentemente com a SBGG-GO e a SBGG-MT), a exemplo da 5ª (2009), da 7ª (2013) e da 10ª (2019), sediadas em Brasília.
Ademais, a SBGG-DF, fornece apoio para a formação de estudantes e profissionais do DF que se interessam por Geriatria e Gerontologia, a exemplo da Liga de Gerontologia formada por docentes e estudantes da Universidade de Brasília.
A SBGG-DF concede ainda o Prêmio Alois Alzheimer aos trabalhos científicos desenvolvido no âmbito do Distrito Federal, com importância para a temática do envelhecimento, e participa ainda com regularidade da composição e atividades do Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal (CDI-DF), desde a reconstituição do Conselho em 2011 para assumir caráter paritário e com representação da Sociedade Civil. Não se pode esquecer a atuação da SBGG-DF com atividades (difusas e específicas) de fiscalização em nível ético, de eficiência técnica e de sentido social do exercício profissional da Geriatria e Gerontologia no DF.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Distrito Federal (SBGG-DF) é uma entidade de caráter científico e sem fins lucrativos. Ela congrega médicos e profissionais de nível superior devidamente inscritos em seus Conselhos Regionais, atuantes no Distrito Federal, e que se interessam, trabalham ou se integram na pesquisa, no ensino e na assistência no campo da Geriatria e Gerontologia.
O objetivo da SBGG-DF é promover o desenvolvimento e a divulgação de conhecimento científico no campo da Geriatria e da Gerontologia, seja através da integração de seus associados; promoção de atividades científicas como jornadas, simpósios e congressos; estabelecimento de parcerias; zelo pelo nível ético, eficiência técnica e sentido social no exercício profissional da Geriatria e Gerontologia.
Ao se associar, você garante acesso a benefícios exclusivos! Através da educação continuada, você pode aprimorar seus conhecimentos e se atualizar sobre as mais recentes pesquisas na área de geriatria e gerontologia. Além disso, você terá a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e fazer parte de uma comunidade ativa e engajada na promoção do envelhecimento saudável. Associe-se hoje mesmo e fortaleça sua representatividade profissional na área!